Notícias

Greve SP: Greve Geral em São Paulo, Metrô, CPTM e Sabesp param por 24hrs

Greve SP, Greve Geral em São Paulo, Metrô, CPTM e Sabesp param por 24hrs

Greve do Metrô, CPTM e Sabesp em São Paulo: O Que Você Precisa Saber

Os trabalhadores do Metrô, CPTM e Sabesp em São Paulo entrarão em greve. A paralisação está marcada para começar à meia-noite e deve durar 24 horas. O governo do estado anunciou medidas de contingência para minimizar o impacto nos serviços públicos e transporte. As categorias pedem o cancelamento dos processos de privatização e terceirização. Saiba mais sobre como essa greve afetará sua rotina em São Paulo e as medidas que serão tomadas para lidar com a situação.

Funcionários do Metrô de São Paulo e da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) decidiram, na noite desta segunda-feira (2), manter a greve agendada pela categoria para esta terça-feira (3). Os funcionários da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) também decidiram que vão parar.

O que aconteceu: A greve está prevista para começar à 0h de terça-feira (3) e terá inicialmente 24 horas de duração. A decisão da paralisação pelas três categorias foi feita de forma simbólica em assembleia. Camila Lisboa, presidente do Sindicato dos Metroviários, pediu aos favoráveis à greve apenas que levantassem as mãos e, depois disso, disse que a paralisação já havia sido decidida previamente.

Antes da assembleia, a Justiça já havia determinado 100% de operação do metrô e da CPTM em horários de pico. O sindicato dos metroviários, por sua vez, prometeu mais cedo recorrer da decisão por considerá-la um “ataque ao direito constitucional de greve”.

Embed from Getty Images


Haverá piquetes (bloqueios) nos seguintes locais:

  • Piquete da Central do Brasil: Suzano, Guaianazes, Itaim, Engenheiro Goulart e Brás.
  • Piquete dos ferroviários da cidade de São Paulo: Estações da Luz, Mauá (Linha 10-Turquesa), Pirituba (Linha 7-Rubi) e Francisco Morato (Linha 7-Rubi).
  • Piquetes dos metroviários: Pátio Jabaquara, Pátio Itaquera, Pátio Bélem, Pátio Oratório, Pátio Tamanduateí e estação Ana Rosa (Linha 1-Azul e Linha 2-Verde).
  • Piquete da Sabesp: Ponte Pequena (Avenida Santos Dumont); Costa Carvalho (Rua do Sumidouro); ABV (Avenida Santo Amaro) e Mooca (Rua Sebastião Preto).


As categorias pedem o cancelamento, pelo governo do Estado, de todos os processos de privatização e terceirização do Metrô, da CPTM e da Sabesp; e querem a realização de um plebiscito com toda a população do estado sobre a privatização das três empresas públicas.

Após aprovação da greve, o governo de São Paulo anunciou que na terça-feira (3), às 7h, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e os presidentes do Metrô, da CPTM e da Sabesp farão um pronunciamento, no Palácio dos Bandeirantes (edifício-sede da gestão estadual), sobre a greve. Tarcísio deve detalhar as medidas de contingência para minimizar o impacto no transporte sobre trilhos e nos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgotos na capital.

Para mais detalhes sobre essa greve e como ela pode afetar sua rotina em São Paulo, continue acompanhando nosso blog. Estamos comprometidos em mantê-lo informado sobre eventos que podem impactar sua vida diária.


Você também pode gostar:

Minha Casa Minha Vida Grátis para Bolsa Família e BPC: Isentos de 100% das Prestações
Fora Lula! Manifestações pedem Impeachment para 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *